sábado, 17 de agosto de 2013

Luanda, 4 de Maio de 2013


Meus queridos todos!

Sentada nesta cadeira onde me sento diariamente, e ao dirigir o olhar à janela observando o crepúsculo, lembro-me de vos escrever.... afinal há tempos que não o faço e  presumo que possam ter sentido a minha ausência...:) já lá vai fazer um mês que não vos escrevo e já há 2 em que Angola é o meu paradeiro!

Sim, é verdade, este entretanto que separou a última “crónica” desta que agora vos escrevo, não tem sido fácil... nada fácil de digerir em mim e sobre isso vos vou falar também, pois afinal, desengane-se quem, pelas descrições das minhas 4 primeiras “crónicas”, achou que isto seriam só facilitismos e boa vida!

Cheguei rápido à conclusão de que para se estar em Angola é preciso um q.b de chaladice e de loucura! E se não se é louco, vai-se ficar... já vou ficando!:) E o cacimbo ainda não chegou...o que será de mim quando chegar! (O Cacimbo é a altura do ano de maior humidade, a altura do orvalho. Dizem por aqui, que por quantos  mais cacimbos se passar, mais louquinhas vão ficando as pessoas, vão ficando “cacimbadas”!!). Ele ainda nem chegou...e eu já estou!

Ainda não digeri bem essa necessidade de ser-se louco na própria loucura, é verdade! Ainda não digeri bem o facto de o que hoje é branco, amanhã ser preto, depois azul, a seguir cor-de-rosa... ainda não digeri e está de difícil digestão...  Ainda não consigo “dançar ao sabor da dança que querem que eu dance” não sei mas esta instabilidade que se sente diariamente, foi-me aos poucos deixando incomodada e pouco confortável e foi-se transformando em mim em coisas menos boas de se sentir e que tenho vindo a ter dificuldades em controlar... Criei novos “amigos”, um género de uns “bichinhos” que me visitam as mãos e os pés, provocam formigueiros e uma sensação estranha nas extremidades,  tenho “amigos” que me acordam de madrugada e não me deixam dormir mais, tenho outros que me roubam o apetite e já me fizeram perder quase 5kg, outros há que me fazem visitar a “casinha” vezes sem conta...
Enfim, com amigos destes, ninguém precisa de inimigos, mas chamo-lhes “amigos” porque talvez me estejam a pôr as defesas para baixo, o que não é necessariamente mau, porque acho que anda aí em força uma outra “amiga” , a Dengue, que não ataca sistemas imunodeprimidos! J Ao menos livro-me dessa! ;) E dizem os Srs. Drs. Médicos que o foco da dita cuja “amiga” é nada mais nada menos que, Cacuaco!
Mas isto tem dias.... J (Desculpa Sara B. mas lembrei de ti! J) há dias que não recebo “visitas” de ninguém!:) E estes amigos ficam ausentes! Podem ficar para sempre... e acredito que venham a ficar porque, acredito também, com muita força, que esta experiência vem para os levar!!:)

Bem, esta semana foi diferente por um motivo: apliquei a primeira frequência de Estudos de Movimento Humano e só tenho uma palavra: MÊ-DO!

MÊ-DO dos resultados: Em 33 alunos, 4 positivas (dois 10 e dois 11);
MÊ-DO dos erros ortográficos:  (Ficam só alguns exemplos: censsação, Conssentrica, orizontal, assima, emaginário, simultónio,  estensão, exsentrica, contractel, clavincular, glavicular, bicipti e tricipti...e um mundo mais de palavras que só no dicionário deles existem!);
MÊ-DO de não corresponder às expectativas de ser professora e não estar a conseguir transmitir bem aos alunos o que eles precisam e devem aprender...

Segunda-Feira já falaremos e procurarei “esmiuçar” melhor o que se estará a passar... mas confesso que não deixei de sentir alguma tristeza, alguma desmotivação e desânimo, ao corrigir tanta prova e não conseguir melhores resultados L

Chega de coisas menos boas...  e deixem-me falar-vos um bocadinho do contraste do sábado passado com este meu sábado presente.

O fim-de-semana passado foi de festa! O Claudio, um angolano simpático, muito querido e super prestável (contacto da Rita V., não se poderia esperar menos que isso!:) Grata amiga!:) ) a meio da semana mandava mensagem: “Sábado festa no chill out (arraial), promete! Queres vir? Espero-te animada, arranjo convite”. Impossível  recusar! Claro que uma pessoa fica sempre na dúvida no que a convites aqui em angola diz respeito sobretudo quando, para a festa estavam pré-fixados custos de 100USD para rapazes e 80USD raparigas!! E não é que não pudesse pagar, mas até à altura, ainda não tinha recebido o meu primeiro ordenado... e 80USD fora do bolso numa noite, não é assim tão linear, dói!!:)

Mas bem, meia noite e meia e o Claudio estava a passar na universidade para me apanhar e levar para o “arraial” e qual não é o meu espanto quando, para além do convite, o convite é vip!:) Acesso a todos os espaços, a todas as bebidas e comida, sem restrições!! J

Gente simpática, divertida, afável e super bem disposta! É assim este grupo de amigos do Claudio, que já tinha tido oportunidade de conhecer numa outra  saída anterior na noite Angolana. Têm também outra característica singular, dançam como ninguém e até não poderem mais! Eu de cima dos meus saltos não tive pedalada para tolerar a dança até mais do que as 5h da manhã! Pois eles lá continuaram todos naquela giga-joga até às 7h30 da matina! E que bem que a música que passava na pista já com o raiar do sol condizia com o momento: “Hoje não saio daqui só saio amanhã de manhã!”. (https://www.youtube.com/watch?v=hfpX3x-fpqs).

Oito horas da manhã estava a entrar no quarto nº 7 da U.M.A, fui dormir a correr pois ao meio dia tinha o Luis a vir buscar-me para almoço! Uma turbulência, não sei se por falta de pedalada ou falta de treino! J

 O domingo correu assim meio esquisito...Não sei porquê!:)

A semana foi correndo dentro da rotina habitual: aulas, slides, testes, correção de testes, almoço e jantar no refeitório. De quando em vez quebro a rotina no lugar de jantar no refeitório, janto nos contentores da turpolis (a empresa de obras do Kaop), ao menos as caras são outras. O Beto, o Riccardo e o Daniel sempre me fazem rir um bocadinho e existe a possibilidade de acompanhar a refeição com um belo de um néctar dos deuses...é que na universidade qualquer bebida de teor alcoólico não é permitida! É uma instituição religiosa... e é tudo muito puro!:)

Hoje é Sábado e é neste lusco-fusco do pôr do sol que me chega a nostalgia de tudo o que está na distância deste oceano que nos separa!

Talvez porque hoje acordei no mesmo lugar com a mesma sensação esquisita que por vezes teima em aparecer-me por aqui... Talvez por não ter saído deste sitio que é aquele em que estou todos os dias, em que me vejo e revejo todos os dias...talvez por ter visto as mesmas pessoas,  falado com as mesmas pessoas, sentido as mesmas pessoas...talvez porque hoje não deixou de ser um dia rotineiro, igual a todos os outros que constituem tantas vezes a semana.... talvez...talvez isso tenha trazido a nostalgia e deixasse esta saudade que está para ficar!

Sinto saudade do nosso pôr do sol na praia de faro, da areia branquinha nos pés e da nossa água fria...
Sinto saudade de um café, só porque sim, numa esplanada qualquer perdida junto ao nosso mar...
Sinto saudade de ir jantar fora contigo... um sushi talvez... ou mesmo de preparar um jantar especial.... E beber um bom vinho...
Sinto saudade do peixe assado vindo da praça de olhão ao sábado ao almoço...
Sinto saudade do jantar frequente no alô pizza aos domingos... daqueles jantares em que mesmo sem falar consegues “ler” o meu silêncio...
Sinto saudades das pizzetas...a comer sentada no sofá preto...a beber uma coca-cola... e por lá ficar e “aterrar” até abrir os olhos de novo e constatar pelo relógio: 00:30 “oh não!! Tão tarde..tenho que ir para casa!”J
Sinto saudades de cantarolar contigo...um fado, ou outra coisa qualquer.... e relembrar que os 16 anos permanecem eternamente em nós....
Sinto saudade de abraçar a Beny e ver todo o mundo novo que ela tem para me  mostrar...
Sinto saudade do Alexis e de ouvi-lo a chamar-me “inha”...talvez me chame já de uma forma diferente...
Sinto saudades do teu abraço....
Sinto saudades do “feia” do meu padrinho e do “cabrinha” do meu tio....
Sinto saudades do “filha” da mãe Lula...
Sinto saudades de um abraço apertado na Babá e do seu “estica, estica, estica”...
Sinto saudade de pedir um abraço ao Papy e sem qualquer gesto da minha parte nesse sentido, ele abraçar-me mostrando que pode faltar muita coisa mas a essência, essa permanece....
Sinto saudade do papá e nesta altura tão própria dos seus caracóis J...
Sinto saudades de um abraço na mamã e neste dia tão especial de poder dizer-te olhos nos olhos: AMO-TE! E sim ÉS A MELHOR DO MUNDO! Do meu mundo....

A saudade não é coisa fácil.....

Mas também...ninguém disse que a vida seria fácil, só que iria valer a pena!!;)

Abraço-vos a todos com saudade....

Sem comentários:

Enviar um comentário