sábado, 17 de agosto de 2013

Luanda, 12 de Maio de 2013


Meus queridos, Todos!

Numa altura em que tanto se vê, tanto se fala, tanto se escreve e tanto se ouve sobre emigração e sobretudo no que respeita a emigração dos jovens no nosso pais, eis se não quando, reparo que, tenho transmitido em jeito de “crónica” a minha experiência por aqui, mas nunca falei propriamente sobre o que me moveu nesta aventura.

Na verdade, no momento, não me vi ou senti como muitos dos meus pares, que por precariedade no emprego ou  falta dele, se veem obrigados a sair e deixar o pais. Não, não foi essa a minha força centrifuga, não foi essa a minha força motriz, não foi isso que me impulsionou a fazer as malas e partir... E, quando parti, vim à procura de mais do que trabalho...

Confesso que me dói de verdade o coração quando sinto que existem jovens a sair, não sendo esse o seu desejo, não sendo esse o caminho da sua vontade... Saem porque se veem na obrigação de partir...porque lhes foram roubadas as esperanças...porque lhes foram roubados os sonhos de continuar a caminhar num pais que é o seu...

Eu sonho com saber, com  conhecer , com experienciar, com viver, com fazer, com sentir! Com saber mais, conhecer mais, experienciar mais, viver mais, com FAZER mais e SENTIR mais e melhor...! No fundo é essa “sede” que me move, é essa vontade de quebrar com o FAZER rotineiro e a vontade de SENTIR diferente: novos povos, novas gentes, novos amigos, novas paisagens, novas vidas, novas histórias, novos aromas, novos sabores, novas culturas... e porque acredito também que estas experiências... esta experiência... me torna melhor....PESSOA! É sobretudo isso que me faz “ganhar asas e voar”, pegar na mala meio-cheia, meio-vazia e partir!... Sei que depois de tudo estarei diferente, e que a “mala”, essa, virá mais “carregada” com a vivência...

Acredito com muita força, que independentemente do tempo que a experiência dure, independentemente do caminho por onde me leve, o que mais conta é a intensidade com que as coisas acontecem, a intensidade com que se vivem e a intensidade com que se sentem... e isso já ninguem me tira a partir do momento em que decidi “voar” com o conhecimento de que ao  arriscar voar…arrisco cair... mas ganhar e perder, é a mesma coisa, por isso, ganhamos sempre nesta caminhada pela vida!

Sei que o mundo não termina na ponta de Sagres, que há muito por fazer, ver, descobrir, sentir... por aí...O mundo é a nossa casa, e a nossa casa é o lugar onde nos sentimos bem... e então é isso, enquanto sentir que esta é “a minha casa”, enquanto sentir que esta experiência me assenta, enquanto sentir que tenho mais a retirar, enquanto conseguir dar o melhor que tenho e sou naquilo que faço, enquanto me fizer sentido, enquanto me sentir viva e feliz, vou ficando... Quando deixar de o fazer, quando deixar de o sentir, então é hora de pegar na “bagagem” e seguir “viagem”... Porque uma coisa também é certa: o mundo não termina na ponta de Sagres...mas é por aí, nesse litoral sul desse pais à beira mar plantado o meu “centro do mundo”! É essa a minha “divisão da casa” preferida! J
Quando parto, faço-o sempre com a certeza de querer voltar porque é ai que tenho as minhas raízes, porque é aí que reside a minha verdadeira essência, é ai que tenho aquilo que no fundo valorizo mais na vida: a família e os amigos, as PESSOAS que são quem melhor preenche e torna mais quente aquele espacinho que na metade esquerda e superior do meu peito existe, e que tanto sentido dão à minha vida! E a verdade é que esses 92 000 Km2 de terra são um perfeito paraíso...pelo menos aos meus olhos!

Não compactuo com a ideia que alguns têm de considerarem heróis os que partem, parasitas os que ficam... Conheço incultos que já andaram pelo mundo inteiro e sábios que nunca saíram de um pequeno espaço! Heróis são aqueles que lutam pelos seus sonhos sem baixar os braços, quer seja aqui, ali ou acolá! E são heróis sim, aqueles que continuam a acreditar em Portugal, aqueles que em Portugal permanecem a tentar lutar e a tentar desprender os “nós” a que uma crise nos amarrou!

Continuo a “lutar” por aquilo que acredito com muita força, continuo a “lutar” pelos meus sonhos...  Hoje é aqui a minha “luta”, amanhã não sei... mas vivo intensamente e sinto tudo intensamente porque acredito também que o que a gente leva desta vida é a vida que a gente leva.. e o que importa verdadeiramente não é o destino, é o trajeto...É a “viagem”!

Abraço-vos forte o coração...

E com saudade.... deixo-vos o excerto da letra de uma música...

Rita sousa


“Nós somos a forma bonita, completa, de se cantar
 nós somos a voz e a palavra que nunca vão acabar

cantando e amando e vivendo

com toda a vontade que é possível ter
 
nós somos a forma bonita, completa, de se viver!”

Mafalda Veiga – Nós (Passaros do Sul)


Sem comentários:

Enviar um comentário